SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sexta-feira, 5 de abril de 2013

G1 - UNE pede a Dilma prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade - notícias em Política

G1 - UNE pede a Dilma prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade - notícias em Política

Segundo presidente da entidade, Dilma se comprometeu a analisar o apelo.
Pela lei, comissão deve concluir investigações até maio de 2014.

Fabiano CostaDo G1, em Brasília

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, disse nesta quinta-feira (4) que pediu à presidente Dilma Rousseff a prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade e a divulgação de relatórios parciais sobre as investigações do grupo.

Segundo Iliescu, a presidente recebeu com “bastante simpatia” a proposta e se comprometeu a discutir a reivindicação com os integrantes da comissão. A Presidência, consultada pela assessoria de imprensa, não se manifestou sobre o pedido.

"Já se passaram 10 meses dos trabalhos da comissão e a gente não entende que, daqui a dois anos, tenha de se colocar um ponto final sobre o assunto. Respeitando os trâmites e o roteiro que a comissão já tem trabalhado, pedimos que ela seja prorrogada”, disse o presidente da UNE ao final da audiência com Dilma, no Palácio do Planalto.
Dilma Rousseff posa para foto durante reunião com Daniel Iliescu, presidente da UNE, e Entidades Representantes da 1ª Jornada de Lutas da Juventude Brasileira (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Criada em maio de 2012 para investigar violações contra os direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, a Comissão da Verdade deveria encerrar as atividades em maio de 2014. Os estudantes não especificaram o prazo adicional que consideram necessário para o colegiado concluir as investigações.

Iliescu se reuniu nesta tarde, durante uma hora e meia, com a presidente ao lado de representantes de entidades estudantis e movimentos sociais para entregar um manifesto da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira. A extensão das atividades da comissão está entre as 38 reivindicações dos estudantes ao governo federal.


De acordo com o relato do presidente da UNE, Dilma disse que nunca havia conversado sobre a possibilidade de estender os trabalhos com os integrantes da comissão. Conforme Iliescu, ela se comprometeu a debater a sugestão com os sete membros do grupo.

“A presidente disse que são justas e devem ser consideradas essas duas colocações que fizemos. Ela disse que se comprometia a falar sobre isso com os comissionados e dar uma resposta para nós sobre esses dois pontos”, contou.

A Comissão da Verdade é composta por sete membros escolhidos pela presidente da República e é coordenada atualmente pelo cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, que ocupou a Secretaria Nacional de Direitos Humanos durante o governo Fernando Henrique Cardoso(1995-2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário