SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rússia comemora 70º aniversário da vitória na Batalha de Stalingrado - BBC Brasil - Notícias

Rússia comemora 70º aniversário da vitória na Batalha de Stalingrado - BBC Brasil - Notícias
Atualizado em  2 de fevereiro, 2013 - 23:13 (Brasília) 01:13 GMT
Stalingrado / AFP
Batalha de Stalingrado foi uma das mais sangrentas da história
Os russos comemoraram neste sábado o 70º aniversário da vitória na Batalha de Stalingrado.
Veteranos da guerra participaram de um desfile militar e o presidente Vladimir Putin fez um tributo em homenagem ao heroísmo dos combatentes.
A Batalha de Stalingrado durou seis meses e foi uma das mais sangrentas da história, deixando cerca de 1 milhão de mortos.
No dia 2 de fevereiro de 1943, os russos derrotaram o 6º Exército Alemão. A vitória foi considerada um momento chave para os aliados que, a partir daí, impuseram fortes perdas à Alemanha nazista.
A cidade, que foi rebatizada em 1961, passando a chamar-se Volgogrado, recuperou seu antigo nome para as comemorações, por decisão oficial.
De acordo com Daniel Sandford, correspondente da BBC em Moscou, o alto número de vítimas não é a única razão para a grande importância da batalha na história mundial.
O confronto é visto como o momento em que a sorte virou as costas aos nazistas, explica Sandford.
Alguns soldados russos lutaram de Stalingrado a Berlim e a derrota fez com que as tropas nazistas entrassem em total desordem na União Soviética.
A vitória na 2ª Guerra Mundial é um dos principais motivos de orgulho dos russos.

Cidade heróica

Stalingrado / AFP
Putin cumprimentou ex-combatentes de Stalingrado
Cerca de 200 sobreviventes, com idade média de 90 anos, assistiram ao desfile militar no centro da cidade.
Eles levaram cravos vermelhos em homenagem aos mortos e viram desfilar, junto aos militares, um tanque T34, uma das armas soviéticas mais bem-sucedidas durante a guerra.
A temperatura durante o desfile, entretanto, foi mais amena do que a de 70 anos atrás, durante a guerra.
Agora, os termômetros beiravam zero grau, deixando a noite da comemoração mais agradável, diz Sandford.
Durante a cerimônia, Vladimir Putin disse que a batalha de Stalingrado "é um dos maiores exemplos de heroísmo do mundo".
"Nós e a Rússia estamos orgulhosos pelos defensores de Stalingrado. O Exército Vermelho viveu e lutou naquele inferno", disse o presidente russo.
As celebrações terminaram com a queima de fogos de artifício e uma salva de tiros.
Alguns veteranos alemães também foram convidados para o evento, assim como comandantes militares dos aliados da Segunda Guerra - Estados Unidos e Grã-Bretanha.
Na última quarta-feira, o conselho de Volgogrado aprovou a decisão de restaurar o nome da cidade para Stalingrado durante seis dias específicos por ano.
As datas, todas associadas às comemorações militares, são: 2 de fevereiro, 9 de maio, 22 de junho, 23 de agosto, 2 de setembro e 19 de novembro.
Segundo o conselho, o título de "Cidade Heróica de Stalingrado", será usado durante as comemorações como um "símbolo de Volgogrado".
"Podemos usar este símbolo oficialmente em nossos discursos, relatórios e durante a realização de eventos públicos", disse o Conselho Governamental.
De acordo com autoridades, a decisão foi tomada depois de inúmeros pedidos de veteranos.
Durante o século passado, a cidade teve três nomes.
Originalmente, era conhecida como Tsaritsin, antes de ser rebatizada, em 1925, em homenagem ao líder soviético Joseph Stalin, que liderou as forças bolcheviques de lá durante a Guerra Civil Russa.
O ataque alemão a Stalingrado começou em 19 de agosto de 1942, pois era uma cidade estrategicamente importante em sua campanha para ocupar o sul da Rússia e assumir o controle dos campos de petróleo do Cáucaso.
Depois de seis meses de luta feroz, os soldados soviéticos finalmente quebraram o cerco alemão e asseguraram a vitória sobre os nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário