SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Governador Agnelo visita UnB para planejar ações conjuntas - UnB Agência

UnB Agência - Universidade de Brasília (UnB)
Mariana Costa/UnB Agência

Encontro discutiu temas como obras, iluminação, transporte e saúde. GDF comprometeu-se a finalizar segundo prédio da UnB Ceilândia até 19 de março
Leonardo Echeverria e Diogo Lopes de Oliveira - Da Secretaria de Comunicação da UnB


O governador do Distrto Federal, Agnelo Queiroz, visitou a UnB para traçar uma estratégia de colaboração mútua. Ele o reitor Ivan Camargo trataram de ações do GDF em cinco grandes áreas da UnB: obras, iluminação, transporte, saúde e convênios. "Todas as demandas da UnB são viáveis, em áreas básicas, que temos o dever de atender. É do interesse do GDF que a UnB seja uma parceira ativa e ofereça embasamento científico nas mais diversas áreas do conhecimento", disse o governador. "Acredito que tivemos uma reunião muito produtiva, e a partir de agora vamos montar uma agenda entre as áreas da UnB e do governo para que possamos executar essas ações", afirmou o reitor. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, e contou com a presença de sete decanos da Universidade e cinco secretários de governo.
Na reunião, o GDF comprometeu-se a finalizar a obra da Unidade Acadêmica (UAC) da UnB Ceilândia até 19 de março. O compromisso foi assumido pelo secretário de Obras do DF, Davi José de Matos e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Nilson Martorelli. As salas de aula, os laboratórios de pesquisa e a biblioteca do prédio estarão funcionando no início do primeiro semestre letivo de 2013. “Será feita uma força-tarefa para cumprir os prazos e garantir a melhor estrutura possível no início das aulas”, afirmou a professora Diana Pinho, diretora do campus Ceilândia. “Já posso dizer à comunidade acadêmica da UnB que vamos começar as aulas em Ceilândia no dia 1º de abril”, disse o reitor.
Mariana Costa/UnB Agência
 
Na primeira semana de março deve acontecer o translado do mobiliário das salas de aula do Centro de Ensino Médio nº 4 de Ceilândia para o novo edifício. Assim, todas as aulas da graduação já serão realizadas no novo campus. Em seguida, será a vez dos laboratórios de habilidades específicas e de Informática, que ainda precisam de climatização para funcionar já que muitos dos aparelhos são delicados. Por último, o acervo da Biblioteca da UnB Ceilândia será levado para a UAC. “Criamos um cronograma que garante que nada será desativado de uma só vez. Vamos fazer o transporte aos poucos, sem prejudicar as atividades”, disse Diana. O diretor da Novacap disse ainda que pretende reforçar os trabalhos de urbanização em volta do campus, para que o acesso dos alunos seja facilitado no início do semestre. 
ILUMINAÇÃO – Outra proposta que fez parte da agenda entre UnB e GDF é quanto à iluminação. A ideia é que a Companhia Energética de Brasília (CEB) assuma a responsabilidade pela iluminação das áreas comuns da UnB. Hoje, a Universidade é quem paga pela energia consumida nos postes de luz localizados no campus Darcy Ribeiro. Rubem Fonseca, presidente da CEB, explica que a UnB é autônoma no uso da energia fornecida pela distribuidora. "Precisamos achar uma alternativa para não ferir esse princípio. Mas poderíamos oferecer uma série de benefícios para a comunidade universitária", disse. Segundo o presidente, o número de postes poderia ser aumentado e análises luminoténicas - para aferir a intensidade da luz em áreas dos campi - poderiam ser feitas. "Isso traria mais segurança para todos dentro da Universidade", afirmou Rubem.
Mariana Costa/UnB Agência
 
O governador também citou a questão do transporte dos alunos para UnB, lembrando que a licitação para linhas de ônibus do DF deve ajudar a melhorar a situação. Mas destacou que quer ver a Universidade como símbolo do uso de bicicletas em Brasília. "Já fizemos 200 km de ciclovias e faremos mais 156 km", disse Agnelo. Para ele, a UnB poderia ser um símbolo do estímulo ao uso de bicicletas em Brasília, com vários estudantes chegando à Universidade por meio das ciclovias.
Quanto ao HUB, o governador destacou a importância do hospital para a rede pública de Brasília. "O HUB é fundamental para o bom fncionamento do sistema. Quando existe algum problema no atendimento lá, toda a rede sente o impacto". Segundo Agnelo, o GDF ainda mantém o plano de fazer uma parceria com a UnB para administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Paranoá, onde alunos da área de saúde já realizam diversas ações sociais. 
Mariana Costa/UnB Agência
 
"Quero que a UnB seja uma parceira no enfrentamento das questões sociais do DF, que vão desde o planejamento urbano até a preservação ambiental", afirmou o governador. "Precisamos de conhecimentos científicos e tecnológicos para que Brasília possa crescer e se desenvolver".
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário