SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais uma piada sem graça de Gentili: "Quantas bananas você quer" - Portal Vermelho

Mais uma piada sem graça de Gentili: "Quantas bananas você quer" - Portal Vermelho

O redator Thiago Ribeiro, 29 anos, estava cansado dos ataques à comunidade negra realizados pelo comediante Danilo Gentili, quando editou e postou no Youtube um vídeo que enfatiza o conteúdo racista em suas piadas. Depois de travar embate e ser ofendido pelo humorista, Thiago quer que humorista seja punido por racismo. A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) que vai encaminhar material à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Em sete horas, o vídeo produzido obteve 800 visualizações, inclusive uma visualização do próprio Gentili, que conseguiu tirar o vídeo do Youtube por meio da cláusula de uso de imagem.

Fora do Youtube, mas ainda no Twitter e Facebook, o vídeo que rendeu muitos comentários foi o primeiro passo da ação que Ribeiro planejava. Ele escreveu uma carta-denúncia que cita trechos do programa televiso de Gentili intitulado "Agora é tarde", que seria apresentada às autoridades e à TV Bandeirantes.

No último domingo, via seu perfil no Twitter (@LasombraRibeiro), Thiago interpelou Gentili sobre o conteúdo da carta e recebeu a seguinte resposta: "Sério @LasombraRibeiro vamos esquecer isso... Quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?".

Após alguns minutos, Gentili apagou o post, mas Ribeiro, que é negro, já havia salvado a imagem da mensagem ofensiva do comediante. Depois da mensagem do comediante, seus seguidores começaram também a agredir e reforçar o teor racista do comentário de Gentili com frases como: "Indo levar umas bananas pro @Lasombraribeiro para ele ficar quieto", do perfil de @BiahNunes_; "(Sic) CHICOTADAS NELE pfvr", escrito por @jaqporra e "Ele nem é tão negro, ele sabe fazer um Twitter e sabe tirar print" de @RaquelRangel0.

Esse último zombava de um comentário de Thiago Ribeiro que afirmava estar com todas as telas com as provocações racistas salvas. Todos os prints podem ser vistos na página do Facebook de Thiago.

Na segunda-feira (1º), Ribeiro enviou uma denúncia ao Ministério Público de São Paulo e à Policia Federal sobre o ocorrido. Na terça-feira (2), foi à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, onde foi feito o Boletim de Ocorrência. Thiago apresentou sua carta-denúncia, bem como os prints das agressões que sofreu na madrugada por Danilo Gentili e seus seguidores.

Em sua caminhada por justiça, chegou ao gabinete da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) para formalizar denúncia na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A Comissão deverá ouvir o também apresentador de um programa na TV Bandeirantes. Na quarta (3), também relatou o ocorrido à Secretaria da Justiça e da Cidadania e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, onde fez uma carta denúncia e mostrou print screens da mensagem de Gentili.

"Tudo o que eu posso fazer, eu tenho feito. Cabe à Justiça impedir que Gentili continue rindo de nós. Temos que protestar contra esses humoristas racistas que acham que estão acima da lei", afirmou Ribeiro em sua carta-denúncia.

Ribeiro pretende ainda questionar a TV Bandeirantes sobre como e por que aceitam a prática de racismo. "Sei que Danilo tem uma equipe de apoio da TV que o orienta, ou seja, o canal está conivente com a situação", afirma.

A expectativa de Ribeiro é que Gentili seja condenado e saia da televisão ou ainda seja impedido de propagar piadas com teor racista, assim como se retrate com o povo negro. "Além disso, devo processá-lo por danos morais, já que ele fez uma postagem racista direcionada a mim", conta.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania garantiu a Ribeiro que vai atrás de cada postagem racista emitida também pelos seguidores de Gentili. Vale lembrar que Ribeiro tem o print de cada comentário.

A certeza da Impunidade

A carta-denúncia redigida por Thiago Ribeiro baseia-se na Lei Estadual nº 14.187/2010 que fala de penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação racial. E, na Lei Federal nº 7.716/1989, Artigo 20: "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Os comentários de Gentili e seus seguidores são tão escancaradamente racistas que chegam a refletir a certeza da impunidade. Ainda na carta, Ribeiro pede "uma ação efetiva por parte da Justiça Brasileira para inibir o racismo explícito praticado normalmente no programa de Gentili".

"Vou seguir em frente com essa história, e se o Estado se mostrar omisso, não hesitarei em levar essa questão às instâncias internacionais da Organização dos Estados Americano (OEA) e da Organização das Nações Unidas (OUN)", finaliza.

Em apoio à iniciativa de Ribeiro, até um tuitaço foi realizado nesta semana.

Para acompanhar os desdobramentos dessa história, siga o perfil de Thiago Ribeiro no Twitter: @Lasombraribeiro ou visite o seu blog Renovação Negra.

Com informações de Geledés Instituto da Mulher Negra

Foto: Wikimeadia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário