SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CTB realiza atos no Rio de Janeiro e na Bahia pelo Dia Internacional de luta da Federação Sindical Mundial



A Federação Sindical Mundial (FSM), a CTB Rio de Janeiro e o  Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal-Rio) realizaram nesta quarta-feira (03) uma manifestação na indústria Nuclep  pela defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores e dos povos. O ato também serviu para debater a campanha salarial da categoria.
ctb jornada
O ato contou com a presença do vice-presidente da FSM e secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, João Batista Lemos, que destacou a participação dos trabalhadores da Nuclep: “Nós temos em vocês um exemplo de trabalhadores que têm consciência que nós não estamos aqui apenas para gerar o lucro da empresa, mas para defender os interesses da classe trabalhadora”.
“Nós lutamos pela emancipação da classe, contra a desigualdade social, e essa luta é internacional. Ainda estamos debaixo de uma crise, criada pelo capital financeiro e que se estendeu para a Europa. A FSM em todo mundo está respondendo que quem deve pagar pela crise são os banqueiros, os capitalistas. Por isso, é importante a participação de vocês neste ato internacionalista”, declarou Batista.
ctb jornada3
Neste ano, o ato teve como bandeiras a defesa da saúde pública, da educação pública, alimentação para todos, medicamentos para todos e moradia digna para todas as famílias.
O ato também contou com a participação do vereador do Rio, Roberto Monteiro, que saudou a luta internacional dos trabalhadores e a importância de manter viva a luta do povo. Segundo ele, “para conquistar direitos cada vez mais temos que lutar, reforçar o direito ao estudo, à dignidade de cada família. É fundamental atividades como essa para o amadurecimento da classe trabalhadora. Parabéns a todos vocês”.
Campanha salarial
Após os discursos do ato internacionalista, o presidente em exercício do Sindimetal e presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, relatou o atual momento da campanha salarial:
“Na Firjan estamos vendo uma falta de diálogo nesta campanha salarial. Não há retorno, nós reivindicamos 11% de aumento (INPC + aumento real + produtividade). Estamos pedindo um cartão alimentação de R$ 300,00. A resposta da Firjan é de 5,5%, e zero de cartão alimentação. Isso não nos deixa outro caminho a não ser construir uma grande mobilização. Precisamos sair das nossas fábricas e ocupar as ruas para dizer bem alto que não aceitamos esse arrocho”.
ctb jornada2
Por Marcos Pereira - CTB-RJ


CTB-BA realiza ato no Dia Internacional de Luta em defesa dos direitos dos povos


Em Salvador, a CTB-Bahia convocou diversas categorias, como os bancários, a participarem do protesto da jornada internacional de luta, promovido em frente ao Bradesco do Comércio.
CTB jornada luta3
ctb ato1
A pauta de reivindicações dos trabalhadores é extensa, com destaque para a redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários e a defesa do emprego e dos direitos em momento de crise econômica global.
Por isso, a mobilização de todos é necessária. “O povo tem que mostrar indignação. Tem que cobrar que 10% do PIB sejam direcionados à educação”, ressalta o presidente da CTB-Bahia, Adilson Araújo.  
CTB jornada lutaO ato também tem como objetivo exigir o fim do fator previdenciário e a conquista da isenção do imposto de renda na PLR dos trabalhadores. “Quando recebemos a PLR após muita luta, o Leão abocanha 15%”, explica o vice-presidente do Sindicato da Bahia (SEEB), Augusto Vasconcelos.
A atividade fez parte da programação internacional jornada definida pela Federação Sindical Mundial (FSM) na luta por bandeiras pelo direito à alimentação, água potável, saneamento, medicamento gratuito para a população, emprego de qualidade, moradia, 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e reforma agrária.
No Brasil, mobilizações semelhantes acontecem em Minas gerais, Rio de Janeiro, entre outros.
Portal CTB com SEEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário