SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 15 de maio de 2012

APG-UnB - CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - APG-UnB

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade de Brasília (APG-UnB), que representa 8.151 alunos que desenvolvem atividades de pesquisa na UnB, vem relatar alguns fatos que estão acontecendo, desde agosto de 2011 até a presente data.

Em agosto passado fomos surpreendidos, assim que se iniciou o semestre letivo, com o fechamento das nossas duas salas (B1-075 e B1-089), por conta das obras da reforma do ICC-Sul (piso superior).

Após contatos telefônicos com a Prefeitura, onde não nos foi informado como devíamos proceder para a retomada das atividades da associação, enviamos o Of. nº 16/2011, de 29 de agosto, solicitando esclarecimentos e providências acerca do ocorrido. Ofício de igual teor (Of. nº 17/2011, de 29 de agosto) foi encaminhado ao Decanato de Administração ? DAF. Não obtivemos resposta aos citados ofícios até hoje! Fizemos novos contatos telefônicos, sem sucesso.

No dia 28 de outubro, recebemos um telefonema do diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer - CEPLAN, arquiteto Alberto Alves de Faria, solicitando uma reunião para tratar das salas da APG/UnB. Na reunião, realizada na própria CEPLAN, às 10h do dia 04 de novembro, o arquiteto Alberto solicitou que desocupássemos a sala B1-089 para não atrasar as obras do ICC-Sul. Quanto à sala B1-075, não seria mais necessário, eles já tinham derrubado! Desculpou-se pelo fato da APG não ter sido previamente comunicada das obras e da falta de comunicação até aquele momento.

Solicitou urgência na transferência de todos os pertences e arquivos da Associação, que seria realizada pela Prefeitura. Disse mais, que o material ficaria sob a guarda da Prefeitura até a liberação de um novo espaço para a Associação, que não deveria demorar, certamente seria disponibilizado ainda em novembro de 2011. Esclareceu que a APG não poderia mais contar com o espaço no mezanino, uma vez que o mesmo seria transformado em sala de aula. Comprometeu-se em liberar um espaço, com área equivalente, no subsolo do ICC, Norte ou Sul. O resultado da reunião foi registrado pelo próprio Senhor Alberto, em e-mail do mesmo dia enviado à APG.

A APG/UnB concordou com tudo na mesma hora, não pretendíamos criar a menor dificuldade que fosse às diversas reformas e ampliações nas dependências da Universidade de Brasília, que resultarão em benefícios para toda a comunidade acadêmica.

Desde aquela data até hoje, continuamos a fazer contato tanto com a Prefeitura quanto com a CEPLAN, ainda sem sucesso. A resposta é sempre a mesma "espere mais um pouco", "vamos resolver" .... Em 13/04, protocolamos o Of. nº 08/2012, no DPP relando a situação e, em 10/05, protocolamos o Of. nº 11/2012, no DPO, com teor similar.

Passados mais de cinco meses desse "acordo de cavalheiros" feito com a CEPLAN e mais de oito meses em que a APG/UnB foi privada da sua sede pela Prefeitura da UnB, são incontáveis os prejuízos que tal fato acarretou para os pós-graduandos da Universidade de Brasília. Para não mais nos estendermos, citamos apenas a dificuldade e dispersão que a falta de uma sede fixa, um ponto de encontro, tem trazido na mobilização dos estudantes pela campanha de "Valorização das Bolsas de Pesquisa", um movimento que integra o país inteiro, com a participação de pesquisadores de mais de 40 universidades.

Não queremos acreditar que essa atitude seja intencional no sentido de desmobilizar a representação discente neste momento de luta dos estudantes pelo reajuste das bolsas, pois a UnB tem um histórico de apoio às justas reivindicações estudantis. No entanto, a forma como a gestão da UnB vem tratando desse assunto nos leva a por em dúvida o interesse da UnB em manter ativa e atuante a representação dos estudantes de pós-graduação.

Acreditando na solução imediata dessa situação desconfortável, solicitamos o apoio da comunidade acadêmica da UnB para que a APG possa retomar sua sede no ICC e regularizar suas atividades em benefício dos estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília.

Cordialmente,

ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS - APG-UnB
E-mail: apg@unb.br

Grupo de discussão: apg-unb@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário