SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cearacentrismo - Paulo Vinícius Silva

Companheira habitual tem sido essa saudade da Loira Desposada do Sol, de seus bares e de seus cultos párias etilicamente claudicantes. Saudade das calouradas, dos saraus, da poesia tão comum quanto a cerveja nos bares alencarinos Saudades da Ponte Metálica, a velha, e do violão tocando Legião.

As conversas, tão ásperas e sarcásticas e até gritos, e as pazes feitas a seguir, semvergonhamente. As piadas dolorosamente incorretas e ainda assim risíveis. As confissões. A cordialidade entre inimigos nos neutros lugares do congraçamento moleque. A dose de gim para a coragem do beijo proibido, e a certeza de que tudo era normal, e que apesar das piadas, ninguém, em verdade, ligava.

A embriaguez mais erudita e poética sempre a encontrei por ali, da Adolfo Herbster até a Meton de Alencar, com todo o fulgor daquele cruzamento mágico da Treze de Maio com a Avenida da Universidade.

O mundo fez-se vasto como a força do tempo, inexoravelmente. Mas é para o Ceará, para Fortaleza, que o meu peito se volta como o muçulmano para Meca, comovida e respeitosamente. Padeço também dessa determinação eterna e pulsante do cearense que - por mais vitórias que tenha, longe de seu verde mar - não deixa de acalentar a esperança de voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário