SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um dos Cinco cubanos é transferido para Flórida - Portal Vermelho

Um dos Cinco cubanos é transferido para Flórida - Portal Vermelho


O Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco Patriotas Cubanos confirmou hoje que um dos antiterroristas condenados nos Estados Unidos, Antonio Guerrero, foi transferido para a prisão de Marianna, Flórida.




Antonio Guerrero envia comunicado para Cuba sobre novo endereço carcerário / foto: divulgação Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco Cubanos


O órgão recebeu uma mensagem de Antonio com seu novo endereço carcerário. Ele foi transferido de Florence, Colorado, à prisão Federal de Marianna, Flórida, detalha um comunicado do grupo solidário com Cuba.

Antonio diz, no comunicado, que nos dias de isolamento sempre esteve acompanhado pela solidariedade de todos. A luta pela liberdade de Antonio e dos outros quatro cubanos continuará até o único destino: o regresso a Cuba, agrega a nota pública.

A Seção de Interesses de Cuba nesta capital denunciou, nesta semana, um editorial do jornal The Washington Post que deturpa fatos relacionados com Cuba, como a sanção contra Alan Gross e o caso dos cinco antiterroristas cubanos.

Em uma coluna editorial no dia 31 de dezembro, o jornal questionou a sanção imposta ao cidadão estadunidense Alan Gross, condenado por violar as leis da ilha caribenha.

A Seção de Interesses criticou, da mesma forma, a parte do artigo onde se tenta justificar o injusto castigo aplicado contra os Cinco Patriotas ou somente os Cinco, como são conhecidos internacionalmente René González, Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Ramón Labañino e Fernando González.

A resposta cubana explica que o veículo estadunidense subestima o apoio mundial a causa, quatro dos quais enfrentam injustas condenações, enquanto René, o primeiro a cumprir a pena, deverá permanecer em território estadunidense outros três anos sob liberdade supervisionada.

O fato de qualificar os cinco como "espiões que se infiltraram em instalações militares do sul da Flórida, é uma maneira de enganar os leitores", esclarece Cuba.

Eles só controlavam a atividade de grupos extremistas de origem cubana em Nova Jersey e na Flórida, tratando de prever ações terroristas e reunir provas sobre possíveis ataques no próprio território dos Estados Unidos, argumentou a carta.

Da mesma forma o Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco Cubanos, retidos nos Estados Unidos em 1998, questionou o artigo do Post, que invalida a opinião de artistas, intelectuais, Prêmios Nobel e até a do ex-presidente James Carter, que defendem sua liberdade, enfatiza.

Entre os Prêmios Nobel que apoiam a causa estão Wole Soyinka, Nadine Gordimer, Desmond Tutu, Rigoberta Menchú, Adolfo Pérez Esquivel, José Saramago, Harold Pinter, Zhores Alfiorov, e Günter Grass.

Os Cinco foram presos no dia 12 de setembro de 1998 na cidade de Miami. Um processo irregular os condenou em 2001 a penas que vão de 15 anos até dupla prisão perpétua.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário