SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Farc propõe conversações de paz com o governo - Portal Vermelho

Farc propõe conversações de paz com o governo - Portal Vermelho

O líder máximo do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón "Timochenko" Jiménez, demonstrou disposição para um possível "diálogo" com o presidente Juan Manuel Santos para colocar fim à luta armada.

Timochenko publicou um comunicado na noite desta segunda-feira (9) no site da organização expressando abertura para uma "mesa de conversação".

Leia também

Saudações da FARC-EP aos povos do mundo!


Guerrilha colombiana confirma libertação de seis prisioneiros
Depois de elaborar uma lista de exigências políticas, sociais e econômicas a Santos, o líder da guerrilha afirmou que "esses (e outros?) assuntos similares, interessam-nos tratar em uma hipotética mesa de conversação com participação ativa dos afetados".

Timochenko também disse para o presidente colombiano "pôr em questão as privatizações, a desregulamentação, a liberdade absoluta de comércio e investimentos, a depredação ambiental, a democracia de mercado e a doutrina militar, e retomar a agenda pendente de El Caguán".

El Caguán é um pequeno povoado que, durante o governo de Andrés Pastrana (1998-2002), foi centro dos últimos diálogos de paz entre Bogotá e a guerrilha.

Segundo o líder das Farc, os conflitos armados não "terão solução enquanto não forem ouvidas nossas vozes".

Timochenko, cujo nome verdadeiro é Rodrigo Londono, foi designado chefe máximo das Farc no último dia 5 de novembro passado, após a morte de Alfonso Cano, ocorrida em uma operação militar.

Segundo informações do governo do presidente Juan Manuel Santos, o processo de negociação com as Farc para libertação unilateral de reféns está com data prevista para ser iniciada nesta terça-feira (10). Em sua mensagem de Ano-Novo aos colombianos, o presidente disse que, em 2012, iria intensificar a campanha contra o terrorismo.

Além disso, o presidente colombiano falou em dezembro de 2011 sobre um eventual diálogo "cara a cara" com a cúpula da guerrilha, sem intermediários internacionais.

Com Agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário