SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Entidades convocam tuitaço #OcupeBrasília por educação - Portal Vermelho

Entidades convocam tuitaço #OcupeBrasília por educação - Portal Vermelho

Entidades convocam tuitaço #OcupeBrasília por educação


Inspirada em movimentos internacionais como o Ocupe Wall Street — que protestam contra os impactos da crise financeira e o crescente número de pobres e desempregados nos EUA — a União Nacional dos Estudantes (UNE) planeja acampar na Esplanada dos Ministérios a partir de desta terça-feira (6) para pedir o aumento dos investimentos em educação.


Em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e com a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), a UNE também convoca estudantes e membros da sociedade civil a participarem nesta terça (6), a partir das 13 horas (no horário de Brasília), do tuitaço #OcupeBrasília.

O principal objetivo das manifestações é incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) a meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos dez anos. O relator da proposta que atualmente tramita na Câmara dos Deputados definiu esse patamar em 8%, segundo relatório divulgado nesta segunda (5). Atualmente, o país aplica cerca de 5% do PIB em educação.

Acampamento na Esplanada

O movimento Ocupe Brasília deve reunir cerca de 300 estudantes em algum ponto próximo ao Congresso até o fim da semana.

“O acampamento é uma forma de pressionar as autoridades para dar a atenção necessária à educação e aos temas da juventude. Enquanto houver a imensa defasagem na qualidade da educação pública do país, professores mal pagos, infraestrutura precária e outros desafios não resolveremos problemas históricos do Brasil. Essa é uma oportunidade única”, explica a o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

“A gente reconhece o esforço do relator [deputado Angelo Vanhoni (PT-PR)] de pautar essa discussão dentro do governo, mas para a gente, 8% do PIB são insuficientes. O Brasil ultrapassou a Itália e já é a sétima economia do mundo, nos próximos anos vai ser a quinta do mundo. Mas, nos rankings internacionais, como o da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] ficamos em 88° na qualidade da educação. Apesar da crise internacional, o Brasil cresce acima da média mundial, entendemos que esse é o momento para combater as desigualdades educacionais historicamente instituídas”, defende Daniel.

Além do aumento dos investimentos para a educação, o movimento vai defender a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014 e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. Todos esses assuntos estão em debate atualmente no Congresso Nacional. A UNE programa algumas atividades para a semana, entre elas sessões de cinema com filmes nacionais e um campeonato de futebol no gramado da Esplanada em defesa da meia-entrada para estudantes.

Iliescu diz que a diferença da ocupação proposta pela entidade em relação a outros movimentos que ocorrem no mundo é que no Brasil a agenda é positiva. “Nossa inspiração vem de movimentos como o dos estudantes chilenos, dos manifestantes da Praça Tahir [no Egito] e os Indignados da Espanha. Com a diferença que aqui nós não vivemos uma situação de desemprego ou perda de direitos. Nosso esforço é mobilizar os estudantes por uma agenda positiva”, diz.


Com informações da Agência Brasil

Atualizada às 11h22

Nenhum comentário:

Postar um comentário