SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dilma e Maria Prestes serão homenageadas pelo Senado - Portal Vermelho

Dilma e Maria Prestes serão homenageadas pelo Senado - Portal Vermelho

A presidente Dilma Rousseff e a viúva de Luiz Carlos Prestes, dona Maria Prestes, serão homenageadas pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz. A comenda foi criada em 2001 e tem como objetivo homenagear mulheres que apresentam protagonismo na luta pela transformação social e na igualdade de gênero. A entrega do prêmio será em março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Agência Brasil



Maria Prestes foi a mais votada entre 28 candidatas

O resultado da escolha saiu nesta quarta-feira (14) e foi feita por um colegiado de senadoras, tendo como presidente Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Bertha Lutz (1894–1976) foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil e é conhecida como uma grande líder na luta pelo direito de voto das mulheres brasileiras.

Comunista

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi um dos que, junto com outras entidades, fez a indicação de Maria Prestes para concorrer ao Diploma. Para Inácio, ela merece a comenda porque é uma mulher guerreira, militante de esquerda, forjada nas lutas clandestinas das quais participou no antigo Partido Comunista Brasileiro.

"Sempre ao lado do seu companheiro Luiz Carlos Prestes, com quem conviveu durante 40 anos e com o qual criou nove filhos, dona Maria lutou pela construção do socialismo no Brasil e no mundo. Sempre soube que ela é uma excelente mãe e avó, apesar de todas as dificuldades que teve pra criar sua família”, justifica Inácio.

Dona Maria Prestes tem 81 anos e mora no Rio de Janeiro. Seu nome de fato é Altamira Rodrigues Sobral, mas adotou o nome Maria do Carmo Ribeiro para fugir da ditadura Vargas. Em 1952, conhece Luiz Carlos Prestes, na época secretário-geral do PCB, quando recebe a tarefa do partido de escondê-lo em sua casa. Os dois se apaixonam e ficam casados até a morte de Prestes em 1990.

É a primeira vez que a presidente Dilma receberá tal comenda do Senado. Além de Dilma e Maria Prestes, serão homenageadas Eunice Mafalda, ex-senadora, Ana Alice Costa, feminista e estudiosa dos direitos das mulheres e Rosalin Scalabrin, lutadora social. As cinco foram escolhidas entre 28 candidatas ao Diploma Bertha Lutz. Maria Prestes foi a mais votada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário