SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hezbolá captura espiões norte-americanos no Líbano - Portal Vermelho

Hezbolá captura espiões norte-americanos no Líbano - Portal Vermelho

Espiões da CIA, a principal agência de inteligência dos Estados Unidos, foram identificados e capturados recentemente no Líbano pelo grupo Hezbolá. A informação foi divulgada na segunda-feira (21) pela Associated Press (AP), em uma reportagem que não foi contestada pelo governo de Washington e teve como base declarações de autoridades não identificadas.

O relato da AP afirmou também que a CIA estava ciente das possíveis capturas de seus agentes no Líbano e tentara protegê-los. Por essa razão, a agência de inteligência teria suspendido sua atuação no Líbano desde meados do ano.

O primeiro sinal dessa nova "guerra de espionagem" fora emitido em junho, pelo xeque Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Pela televisão, ele anunciara ter rastreado dois agentes da CIA infiltrados no grupo. Nasrallah também teria informado sobre a captura de outro agente, supostamente europeu ou israelense, mas sem divulgar seus nomes.

Em 2009, sete agentes da CIA foram mortos e outros seis acabaram feridos em um ataque suicida no Afeganistão. Desde o ano passado, a cúpula da agência de inteligência mostra-se determinada a manter o mais alto grau de atenção na área de "contraterrorismo". No entanto, mesmo ciente da vulnerabilidade de seus agentes no Líbano, a CIA não pôde evitar que eles fossem pegos nos últimos meses pelo Hezbollah.

Autoridades consultadas pela AP disseram não saber ainda se o governo de Barack Obama cobrará a responsabilidade da agência de inteligência pela perda dos espiões. A CIA trocou de comando em meados deste ano, quando Leon Panettaassumiu a Secretaria de Defesa dos EUA.

Para o posto de diretor da CIA, foi designado o general David Petraeus, ex-comandante das forças norte-americanas no Iraque e no Afeganistão. As escolhas estavam relacionadas com a "estratégia antiterror" da Casa Branca, voltada a uma maior simbiose entre as ações militares e as de espionagem.

Com O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário