SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Em Havana, PCdoB se reúne com presidente do parlamento cubano - PCdoB. O Partido do socialismo.

Em Havana, PCdoB se reúne com presidente do parlamento cubano - PCdoB. O Partido do socialismo.
Teve continuidade nesta quinta-feira (10) a visita de delegação do Partido Comunista do Brasil a Cuba, liderada por Renato Rabelo, seu presidente nacional. O grupo encontra-se na Ilha desde a quarta-feira (9). A convite do Partido Comunista de Cuba, a delegação cumpre uma extensa agenda de compromissos e visitas a diversos setores e instituições do país.



A comitiva é integrada também por Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do Partido, pela senadora Vanessa Graziotin (AM) — presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba — e por Ronaldo Carmona, integrante da Comissão Internacional do PCdoB.

Os comunistas brasileiros se reuniram com o deputado Ricardo Alarcon, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento cubano), um dos quatorze membros do Birô Político do Comitê Central do PCC, e velho amigo dos comunistas brasileiros.

Alarcon fez longa análise sobre a situação internacional contemporânea. O líder cubano manifestou preocupação com o risco dos Estados Unidos, no afã de retomar o terreno perdido de sua hegemonia em declínio, busque reverter esta tendência via militar, com imenso custo para a humanidade, e no limite, “destruindo o planeta”. Para ele, os EUA seguem com grande vantagem sobre os demais países do mundo em pelo menos duas áreas chaves: a militar e a ideológica.

Sobre a possibilidade de o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama não se reeleger, o observou que isso poderia aumentar tendências ultrarreacionárias naquele país, mas saudou o “certo renascimento” do movimento social estadunidense com o “Ocupar Wall Street”.

Atiterroristas

O dirigente cubano também informou a delegação dos comunistas brasileiros sobre a luta pela libertação dos cinco heróis antiterroristas injustamente presos nos Estados Unidos. Ele agradeceu a solidariedade dos comunistas brasileiros, e das forças progressistas em geral, à causa dos cinco.

Sobre a questão, Renato Rabelo, em nome do PCdoB, manifestou preocupações com as tendências da situação internacional e reiterou a solidariedade partido brasileiro com a defesa da libertação dos cinco cubanos.

A senadora Vanessa Graziotin informou as atividades do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, que ela preside, e entregou uma carta do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP) ao presidente do parlamento cubano.

Investimentos brasileiros

Outra atividade de grande importância foi o encontro da delegação com economistas da Comissão permanente do governo “para a implementação e desenvolvimento”, criada pelo Conselho de Ministros e chefiada por seu vice-presidente, Marino Murillo Jorge.

Esse fórum tem a responsabilidade de dar marcha às decisões econômicas decididas no 6º Congresso do Partido Comunista Cubano, de atualização do socialismo, informando bimestralmente o governo do curso de sua implementação.

Na reunião foi feita uma densa exposição sobre as características estruturais e conjunturais, endógenas e exógenas da economia cubana, e foi exposto traços do planejamento de longo prazo e de medidas estratégicas tomadas com horizontes alargados, primeiro para o ano de 2015, e que esta sendo atualizada com horizonte para o ano de 2020.

A Comissão valorizou dois grandes investimentos brasileiros na ilha: o primeiro, na modernização do Porto de Mariel, que resultará na criação de uma Zona econômica especial no seu entorno; o outro, um extenso projeto, apoiado pela Embrapa, de cultivo em larga escala de soja na Província de Ciego de Ávila.

Visita ao cinturão verde cubano

A delegação visitou ainda a Província de Mayabeque, recém criada, junto com a Província de Artemisa, como experiência administrativa e governamental piloto, decidida em 2010 pelo parlamento cubano, resultado da cisão da antiga Província de Havana, que circundava a capital, Cidade de Havana.



Na reunião com a direção do Comitê Provincial do PCC, foi detalhada a decisão experimental, por exemplo, de dividir mais claramente as funções governamentais e empresariais por um lado, e as legislativas e a executiva, por outro.

Os comunistas brasileiros visitaram ainda a CPA (Cooperativa de Produção Agropecuária) “Capitão Alberto Torres”, na cidade de Guines, na Província de Mayabeque, a 51 quilômetros da capital. O local é exemplo do cinturão verde destinado ao abastecimento da capital Havana.

Totalmente mecanizada, a CPA produz, com produtividade elevada, cana-de-açúcar, com importantes resultados econômicos, inclusive para os camponeses que a integram.

Dirigentes do PC Cubano

A última atividade do dia foi um jantar com Jorge Arias, vice chefe do Departamento Internacional do Partido Comunista de Cuba e outros membros deste organismo, no qual foram debatidos diversas questões relativas a situação cubana e brasileira, e quanto ao quadro atual da América Latina.

A agenda da Delegação do PCdoB, nesta sexta-feira (11) inclui visita e debate com os estudantes brasileiros que estudam na Escola Latino-americana de Medicina (Elam).

De Havana,
Ronaldo Carmona

Nenhum comentário:

Postar um comentário