SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PC do Samba: PCdoB filia Fabinho do terreiro, grande sambista mineiro - com o Correio Progressista

Correio Progressista

As notícias mais interessantes para os internautas progressistas

Com muita alegria e samba na ponta do pé o PCdoB realizou neste último sábado uma grande festa em comemoração à entrada para as fileiras do partido de um dos mais renomados sambistas de Minas Gerais, Fabinho do Terreiro. “É com grande satisfação que recebemos o Fabinho em nosso partido”, disse a presidenta do PCdoB em Minas, a deputada federal Jô Moraes.


“Desde garoto o Fabinho freqüenta as rodas de samba. Ele é uma grande pessoa e um lutador da causa da musica popular”, declarou Dona Elisa, sambista referência da velha guarda do samba em Minas Gerais, também presente no evento.

Vários nomes de peso do samba mineiro prestigiaram o evento na sede estadual do PCdoB de Minas. Entre eles Bira Favela, cantor, que fez questão de destacar que Fabinho do Terreiro conhece a trajetória do samba em Minas das últimas décadas e tem autoridade para representar o samba e a cultura popular. A grande roda de samba também marcou o lançamento da pré-candidatura do sambista a vereador na cidade de Belo Horizonte.

“Para nós da direção do PCdoB em Belo Horizonte é uma honra e um orgulho receber a filiação do grande sambista Fabinho do Terreiro. É uma grande emoção, pois Fabinho muito mais que um excelente músico, é um símbolo da resistência à marginalização social do povo negro e do samba. Com toda certeza, a construção da sua candidatura para vereador em Belo Horizonte tem muito a acrescentar ao projeto partidário e à política da cidade, em especial na área da Cultura”, declarou Dalva Estela presidente do comitê municipal do PCdoB em BH.

O PCdoB em Belo Horizonte acaba de sair de sua 12ª conferência com mais de 800 filiados e militantes mobilizados em suas bases. O partido vive um momento de consolidação e reposicionamento na política municipal. A filiação de Fabinho do Terreiro chega para coroar este momento de fortalecimento do PCdoB na capital mineira.

O compositor e interprete, Brassamba ressaltou que Fabinho é uma liderança do movimento cultural de BH, que conhece por dentro as comunidades e é uma referência para as novas gerações do samba em Minas. Opinião está endossada pelo compositor Cabral e pelo ritmista Simão de Deus, todos presentes no lançamento da pré-candidatura. Barba do Pandeiro, cantor e instrumentista, e Jaiminho do Surdo falaram do compromisso do Fabinho com o samba: “ele já gravou para o Neguinho da Beija-Flor, para Almir Guineto e para o Zeca Pagodinho, mas ele é desprendido do dinheiro, faz show de graça sempre que é para divulgar a cultura popular. Fabinho é poesia pura.”

“Vim para o PCdoB pelo respeito que encontrei neste partido pela cultura e pela história de luta do povo brasileiro. Martinho, Leci e Netinho são grandes amigos que me incentivaram e me convidaram para o partido. Aqui eu me sinto em casa”, disse Fabinho. O sambista relatou quais são suas principais idéias e objetivos: “nossa luta é pelos direitos dos músicos e pela valorização da cultura popular. Acredito que Belo Horizonte precisa dar mais vida para os espaços culturais e precisamos ter mais abertura na mídia para os músicos das comunidades divulgarem seus trabalhos. É a serviço deste projeto e do fortalecimento do PCdoB que quero construir minha candidatura.”

Outro grande amigo do Fabinho do Terreiro, Dener da Beija-Flor, relatou que acredita ainda ser baixo o compromisso do poder público com a Cultura popular. “Ainda há muita marginalização da cultura oriunda do povo negro. As casas de samba da periferia sofrem muito mais fiscalização e presença da polícia militar do que as casas da região central da cidade. É preciso mudar isto, o samba representa a história do povo do Brasil”, disse.

Fatos como este é a melhor resposta que o PCdoB pode dar aos ataques caluniosos que a mídia reacionária tem desferido contra o partido nas últimas semanas. È com crescimento e inserção no seio do povo que combateremos nestes tempos de difamações, pois, é justamente o aumento do prestígio do PCdoB entre o povo que a direita midiática quer impedir. O PCdoB segue firme na luta, assim como o samba, buscando ser cada vez mais nacional e cada vez mais popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário