SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 12 de julho de 2011

CTB do Distrito Federal realiza vitorioso encontro e convoca Congresso Extraordinário para outubro

Foto do Encontro da CTB-DF: vitória da unidade em meio a novo horizonte político e sindical no DF




A CTB do Distrito Federal realizou no sábado, 09 de julho o seu Encontro preparatório ao Conselho Nacional da CTB, preparando um salto para o futuro e com uma clara demonstração de unidade. A atividade, realizada no SINDIPOL-DF (Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal) reuniu cerca de 40 das principais lideranças do sindicalismo classista candango para fortalecer a central nessa unidade estratégica da Federação.

Prestigiaram a atividade de abertura a Secretária de Mulheres do DF, Olgamir Amância, o Presidente do PCdoB, Augusto Madeira, o Secretário Sindical do PSB, Francisco das Chagas, a Presidenta do SINTECT, Amanda Corcino, a Presidenta do SAEP, Maria de Jesus e o Secretário Nacional de Jovens Trabalhadores, Paulo Vinícius, em representação da direção Nacional, em mesa dirigida pelo Presidente da CTB, Moysés Leme e pelo seu Vice-presidente, Álvaro Cabral. Também prestigiaram a atividade o Secretário Nacional de Servidores Públicos da CTB, João Paulo e o Secretário Geral da CONTRICOM (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário), Miraldo Vieira.

Na CTB, a democracia é pra valer
O Distrito Federal e o Entorno aproveitaram o processo de construção do Conselho Nacional para fazer um amplo debate sobre as possibilidades e os desafios do movimento sindical no DF, chamando os sindicalistas e trabalhadores a refletir e participar da construção da CTB, contando com um acompanhamento constante da Direção Nacional, em especial do presidente Wagner Gomes, do Vice-Presidente, Nivaldo Santana, do Secretário Adjunto de Relações Internacionais, Batista Lemos,  e do Secretário de Políticas Sindicais e Relações Institucionais, Joilson Cardoso, que por várias vezes, em meio às agendas nacionais, contribuíram com o debate sobre os rumos do DF. A Executiva local aproveitou esse acompanhamento e fez uma série de consultas que permitiram identificar os gargalos do movimento sindical classista e apontar o rumo.

Olgamir Amância (Secretária de Mulheres do DF), Augusto Madeira (Presidente do PCdoB-DF, Moysés Leme (Presidente da CTB-DF, Maria de Jesus (Presidenta do SAEP-DF e Amanda Corcino (Presidenta do SINTECT-DF) durante a abertura
CTB DF convoca Congresso Extraordinário para outubro de 2011
Fruto dessa reflexão foi a decisão de abrir a CTB para um amplo leque de sindicatos que no DF se mantém independentes de qualquer Central. Ficou claro para a CTB que nã existe uma central hegemônica no movimento candango e que os espaços para o crescimento são tantos que se justifica uma ousada estratégia de crescimento que passa pela convocação de um Congresso Extraordinário, aprovado por unanimidade pela plenária para os dias 28 e 29 de outubro desse ano.

O objetivo da atividade é aprofundar a inserção junto às entidades sindicais e à sociedade, debatendo temas novos, dada a verdadeira revolução havida na conjuntura política no DF entre 2010 e 2011, com o colapso do governo corrupto e antipopular de Arruda e a ascensão de noas forças políticas e sociais ao centro do poder político, com a eleição de Agnelo Queiroz. A atualização política da CTB Distrito Federal será um ponto decisivo do Congresso Extraordinário.

Todo impulso à organização da CTB-DF
A estruturação da CTB ocupou a maior parte dos debates. O Encontro aprovou a recomposição das vacâncias da direção, com a assunção por parte de Maria José (diretora do SINPRO-DF) da Secretaria de Finanças e de Paulo Vinícius Silva (bancário do BB, sociólogo e membro da DN) para a Secretaria Geral da entidade. Com esse remanejamento, Alzira Coutinho (do SINTECT) ocupará a Secretaria de Imprensa, o professor Mário Lacerda (SAEP – Auxiliares de educação privada) passa a ocupar a Secretaria de Formação e o companheiro Francisco das Chagas Firmino do Nascimento ( o nosso Chaguinha), ex-secretário geral do SINPRO, passa a ocupar a estratégica Secretaria de Políticas Sindicais do DF. O Encontro também elegeu os representantes do DF ao Conselho Nacional da Central que ocorre no fim de julho em Atibaia, São Paulo.

Além dessa recomposição, a Plenária decidiu pela instalação prévia ao congresso de todos os núcleos da CTB nas categorias com classistas presentes e numa ampla campanha de filiação sindical. Tais medidas apontam para três meses de intensa agenda e que desenharam uma CTB ainda mais forte, plural e ampla para o Congresso Extraordinário. Outra decisão importante foi a incorporação à executiva da organização da Juventude e da Cultura, com a proposição de sua inclusão na direção a ser eleita no Congresso Extraordinário, no bojo da renovação da direção da Central.

Emocionou a todos o regresso da companheira Lindaura, ex-secretária de formação da CTB-DF às fileiras da central. Em um depoimento emocionado, reafirmou suas convicções sobre a superioridade da CTB como alternativa para os trabalhadores. Ademais, o processo do Encontros serviu para a avaliação crítica e autocritica da construção da CTB no DF, em um ambiente fraterno e de unidade, com medidas concretas para uma nova fase da CTB no Distrito Federal e no entorno.

Veja também: Galeria de Imagens do Encontro do DF reparatório ao Conselho Nacional da CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário