SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Flávia Calé (UEE-RJ): “Quero ser militante para a vida inteira” - Portal Vermelho

Flávia Calé (UEE-RJ): “Quero ser militante para a vida inteira” - Portal Vermelho

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está em fase de mobilização do seu congresso. Como parte da mobilização, em sua página eletrônica têm sido publicadas entrevistas com presidentes das Uniões Estaduais de Estudantes (UEE). Confira a entrevista com a presidente da UEE-RJ, Flávia Calé. Nesta entrevista, concedida ao Estudantenet, ela fala sobre a gestão da entidade que conduziu, sobre Umbanda, mulheres na política, importância das mídias sociais, entre outros assuntos.

Estudantenet

A estudante de história da UFRJ, Flávia Calé, 27 anos, trocou a diretoria da UNE pela presidência da UEE-RJ em 2009, quando foi eleita com 79% dos votos no 15º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro. A carioca, que nas horas vagas gosta de cair no samba ou dançar forró, sempre se interessou pelo movimento estudantil .

Nos próximos dias 24 a 26 de junho acontecerá em Volta Redonda o 16º Congresso da UEE-RJ, quando uma nova diretoria será eleita para a UEE RJ. Flávia já lança alguns desafios para a gelara que vai assumir: “Queremos ter uma sede. Isso a nossa gestão não concretizou, mas a próxima vai fazer isso. Também precisamos de instrumentos que dêem suporte ao movimento, muitos deles são ferramentas jurídicas, como criar uma ouvidoria. Isso está na boca do povo, e acho que a próxima galera vai conseguir tocar”.

Flávia fecha sua gestão com uma conquista importante para o movimento estudantil: foi sancionada no último dia 5 de maio um projeto de lei que garante a meia passagem de ônibus para estudantes universitários bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas beneficiados pelas políticas públicas afirmativas.” Esse era um sonho de muitas gestões, e também uma primeira obsessão minha”, comemora.

Na entrevista a seguir, a estudante botafoguense comenta como é ser mulher na política, explica qual é, para ela, a importância de desenvolver a espiritualidade, e qual é a relação disso com a política, fala sobre militância pelas mídias sociais, conta o que gosta de fazer nas horas vagas e qual é seu maior sonho.

Estudantenet: Quando começou a militar, na 8ª série, imaginava que chegaria à Presidente da UEE do Rio de Janeiro?

Flávia Calé:
Nunca! Eu entrei para a universidade, fazia movimento lá. Em 2006, a chapa que eu participei foi eleita para o DCE da UFRJ. Depois disso, eu fui eleita pra executiva da UNE. Aí, em 2009, fui eleita presidente da UEE aqui do rio.

Estudantenet: Como você vê a descriminalização da mulher na política? Existe?

Flávia: Existe demais. Eu atuo num ambiente de uma sociedade extremamente machista, de não enxergar a mulher no espaço público. As conquistas das mulheres no mercado de trabalho e na política são recentes.

Estudantenet: Já passou por alguma situação desse tipo?

Flávia: Eu acho que às vezes acontece de alguém falar mais alto comigo por eu ser mulher. Os casos mais sutis talvez sejam os mais graves. Encontramos dificuldades, mas elas não são insuperáveis. Cada vez mais temos avançado. Nas Universidades as maiorias são mulheres, e, em minha opinião, esse é um fator importante também para podermos pautar nossas bandeiras de luta. Por que não debater a implantação de creches nas universidades? Não falamos de políticas especificas para mulheres. Ter uma presidente mulher nos ajuda nesse sentido, mas acho que nós vamos conseguindo superar e mostrar nossa capacidade no dia a dia.

Estudantenet: Quais eram seus principais objetivos quando assumiu e como você avalia a sua gestão?

Flávia: Quando assumi, tinha duas metas: conquistar a meia passagem, que sempre foi um sonho de muitas gestões e minha primeira obsessão; e fazer com que a UEE fosse uma entidade protagonista na política aqui do rio de janeiro. Acho que foi uma gestão muito vitoriosa.

Estudantenet: Você acha que os jovens de hoje são desinteressados por política?

Flávia: Acho que a gente compete com uma ideologia que é muito forte: a ideologia do individualismo, reforçada o tempo inteiro pela mídia e pela nossa educação. Primeiro resolver o meu para depois resolver o dos outros. Mas um fato é que a juventude é sempre protagonista das grandes transformações. Os jovens sempre estão inconformados, por isso há mais espaço para nos organizarmos. As mudanças que acompanham o nosso país tiveram a nossa participação. Acho que a juventude está antenada, sim, e acho que nos temos o papel cada vez maior de organizar mais gente. Não é a toa que a UNE e a UEE estejam mais fortes.

Estudantenet: Qual a sua opinião sobre a militância nas redes sociais?

Flávia: Acho que nada substitui a fórmula que temos historicamente, que é ocupar as ruas, passar de sala em sala, enfim, dialogar. Nada substitui isso. Mas eu acho que as redes sociais são um fator importante e que elas agregam muito às nossas lutas porque ampliam a nossa capacidade de falar para mais gente. A imprensa hoje tem sido um grande bloqueador. Nós não temos brechas, ou poucas brechas para divulgar. Em geral a mídia tem um papel contra nós. Contra os movimentos sociais. Tentamos buscar brechas para ter uma contra argumentação. Temos uma rede de blogs e estamos nesse espaço. De alguma maneira, isso tem formado opinião na sociedade.

Estudantenet: Tem alguma pessoa que seja uma referência, uma inspiração para você?

Flávia: Tem muitas pessoas que no dia a dia vão ajudando a gente. Uma figura que me inspira muito é o João Amazonas, que foi Presidente do PCdoB, ele foi um cidadão que todas as lutas que o Brasil teve, da resistência à ditadura, foi um parlamentar na década de 40, que participou dos grandes processos de transformação do país. Ele conseguiu apontar rumos para o movimento socialista no Brasil e deixou um legado muito importante.

Estudantenet: O que você pensa sobre política e religião?

Flávia: Eu tenho uma ligação muito forte com a umbanda, que também é muito forte na cultura do Brasil. O que eu penso sobre isso é que nós enfrentamos muitos desafios no nosso cotidiano, assim como no dia a dia da política. Ter uma religião ajuda a nos fortalecer como pessoas. Mas eu acho que a questão espiritual não é importante na vida pública, mas individualmente é importante, nos fortalece muito. É como conseguimos fortalecer o nosso espírito.

Estudantenet: O que você gosta de fazer nas suas horas vagas?

Flávia: Tem duas coisas que eu gosto muito de fazer: tomar uma cerveja com meus amigos no fim do dia, isso é quase um ritual. E gosto também de assistir ao meu time, Botafogo, tomando cerveja. Eu bato cartão no samba, mas também sou apaixonada por forró. Ah, gosto muito de ir à praia!

Estudantenet: Qual é o seu maior sonho?

Flávia: Acho que sonho é o que nos move. Nós acordamos todo dia, levantamos, militamos, fazemos nossa luta política por que acreditamos que através da nossa atuação podemos transformar o mundo. Eu sou socialista, acredito que podemos construir um Brasil de mais igualdade, menos descriminação. Esse é meu maior sonho, um país melhor.

Estudantenet: E fora da política?

Flávia: Eu quero ser professora universitária, atuar na minha universidade, a UFRJ. Eu quero ser militante para a vida inteira, para mim não existe separação. Onde quer que eu esteja atuando, quero ser militante. Isso e uma opção cotidiana, pra vida toda. Eu quero poder despertar esse sentimento em outras pessoas. Como podemos buscar na história desvendar os desafios do presente.

Estudantenet: Quando acabar o seu mandato, o que vai fazer?

Flávia: Não faço a mínima idéia, mas acho que eu vou ter um mês descansado, pensando em nada, na praia, ouvindo forró. Depois vou estudar para o mestrado.

Fonte: Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário