SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Denúncia: história da blogueira lésbica síria era uma farsa - Portal Vermelho

Denúncia: história da blogueira lésbica síria era uma farsa - Portal Vermelho

Nos últimos dias, o caso de uma blogueira síria homossexual ganhou destaque na cobertura da onda de protestos no mundo árabe. Amina Araff, nome com o qual eram assinados os posts no blog "A Gay Girl in Damascus" ("Uma lésbica em Damasco", em tradução livre), usava a internet para fazer denúncias de abusos de direitos humanos na Síria.

O verdadeiro autor do blogue descreveu durante meses a forma como Amina vivia a sua homossexualidade numa sociedade árabe conservadora. E nas últimas semanas, as entradas no blogue "Uma lésbica em Damasco" indicavam que a jovem tinha participado ativamente nas revoltas sociais contra o presidente sírio e o regime autoritário que este encabeça.

Na semana passada, a sua prima, Rula, comunicara no blogue que Amina tinha sido detida e estava desaparecida, só que, afinal, Rula também era outra personagem inventada por MacMaster. Antes que se soubesse que tudo era mentira, a embaixada dos EUA tentou encontrar a jovem e os internautas mobilizaram-se nas redes sociais exigindo a sua libertação.

Mas ao mesmo tempo em que ganhava repercussão internacional, a veracidade da história da jovem síria começou a ser questionada. As dúvidas finalmente se dissolveram neste domingo (12)com um novo post no "Gay Girl in Damascus", confirmando as principais suspeitas: Amina Araff não existe, e mais que isso, não é nem mulher, nem síria, nem lésbica. A Amina Araff virtual corresponde, na realidade, ao norte-americano Tom MacMaster — segundo o Post, um ativista americano, atualmente em viagem pela Turquia, e casado com uma mulher doutoranda em Relações Internacionais. Segundo o Guardian, MacMaster vive na Escócia.

No post "póstumo" de Amina Araff, MacMaster admite que não esperava que seu alter-ego pudesse alcançar tamanha popularidade. Ele defende que, embora muito do blog seja produto da ficção, suas intenções são legítimas: chamar atenção para a situação deteriorante na Síria.

O país vive desde o dia 26 de janeiro uma onda de protestos. Os manifestantes, que reivindicam a renúncia de Assad, alegam que a família do atual presidente comanda a Síria há mais de 30 anos. Para os oposicionistas, Assad é "autoritário" e há "cerceamento" às liberdades de expressão no país.

A Síria tem seguidamente denunciado que agentes de forças estrangeiras estão insuflando as revoltas no país, cometendo assassinato de civis, imputados injustamente às forças de segurança sírias. Na semana passada, 120 militares sírios foram mortos em emboscadas e ataques de agentes contra as forças de segurança, se aproveitando das manifestações populares.

Confira abaixo a íntegra da confissão, intitulada "Desculpas aos leitores":

Nunca esperei este nível de atenção. Enquanto a voz da narrativa pode ter sido ficcional, os fatos deste blog são verdadeiros e não deturpadores quanto à situação no solo. Não acredito que eu tenha causado mal a pessoa alguma - eu sinto que criei uma importante voz para as questões sobre as quais muito me preocupo.

Eu somente espero que as pessoas dêem muito atenção às pessoas do Oriente Médio e às suas lutas neste ano de revoluções. Lá, os eventos estão sendo definidos por pessoas que os vivem diariamente. Eu meramente tentei torná-los mais claros para os espectadores ocidentais.

Esta experiência apenas lamentavelmente confirmou meus sentimentos em relação à cobertura geralmente superficial do Oriente Médio e à capacidade opressora de novas formas de orientalismo liberal.

Eu fiquei, não obstante, realmente tocado pelas reações dos leitores.

Saudações,
Tom MacMaster,
Istambul, Turquia
12 de Julho de 2011

O único autor de todos os posts deste blog

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário