SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Humala lidera intenções de voto no Peru; filha de Fujimori é a 2ª - Portal Vermelho

Humala lidera intenções de voto no Peru; filha de Fujimori é a 2ª - Portal Vermelho

O nacionalista Ollanta Humala – que lidera as intenções de voto para a Presidência do Peru – consolidou-se no topo da preferência do eleitor. Ele se tornou o único candidato que tem seu lugar no segundo turno garantido, segundo pesquisas divulgadas neste domingo (3).

Militar reformado, Humala, de 48 anos, ficou com 27,2% dos votos válidos em uma votação simulada, comparado com os 22,8% que conseguiu na pesquisa anterior, segundo pesquisa da Ipsos Apoyo divulgada pelo jornal El Comercio. Na corrida presidencial de 2006, Humala foi derrotado no segundo turno por Alan García, atual presidente do Peru. Pela lei peruana, um político não pode ficar no cargo por dois mandatos consecutivos – o que impede que García concorra.

A pesquisa da Ipsos é a última previsão que pode ser publicada até a data da eleição. Segundo a lei, é proibida a publicação de pesquisas na última semana antes das eleições presidenciais de 10 de abril. Há dez candidatos na disputa, e as pesquisas mostram que cinco deles têm chance de passar para o segundo turno, que ocorre em 5 de junho, reunindo os dois mais votados.

Em segundo lugar, ficou Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, com 20,5%, abaixo dos 22,3% da pesquisa anterior. Keiko chega à reta final da campanha com possibilidades de passar ao segundo turno, sustentada por bases fiéis à lembrança de seu pai, num partido conservador de direita.

Ela está em luta encarniçada pelo segundo lugar com o ex-presidente Alejandro Toledo e o ex-ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski – estes com 18,5% e 18,1% nas intenções de voto, respectivamente –, numa situação de empate técnico. Segundo a Ipsos Apoyo, Toledo caiu três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, enquanto Kuczynski subiu quase três pontos percentuais, recuperando uma ascensão nas pesquisas.

“As últimas pesquisas que podem ser difundidas nos meios de comunicação indicam que Ollanta Humala lidera as intenções de voto e tem grandes chances de ir para o segundo turno em primeiro lugar”, disse o diretor da Ipsos Apoyo, Alfredo Torres. “Atualmente, Humala talvez seja o que tenha melhor chance, porque vem de uma tendência crescente. No caso de Toledo, suas possibilidades dependem de seu sucesso em, digamos, ressurgir – porque ele vem caindo.”

A pesquisa do Ipsos foi realizada em todo o país entre 26 de março e 1º de abril de 2010, com uma margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos percentuais.

Da Redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário