SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 22 de março de 2011

PCdoB fortalece organização na Petrobrás com núcleo do petróleo - PCdoB. O Partido do socialismo.

PCdoB fortalece organização na Petrobrás com núcleo do petróleo - PCdoB. O Partido do socialismo.
Nesta quinta-feira (17), petroleiros e militantes comunistas que participam de estruturas de gestão da Petrobrás realizaram uma reunião para gestar a formação do núcleo do petróleo, composto por militantes que atuam no sistema Petrobrás, seja como petroleiros ou como gestores.
Arquivo PCdoB

O núcleo do petróleo será ligado à fração químico-energética nacional do PCdoB

As novas estruturas de organização do PCdoB, definidas no seu 12º Congresso, têm o objetivo organizar melhor o partido para debater questões centrais ao Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, envolvendo todos os níveis de direção e as bases do partido nas discussões. A partir deste princípio, o partido discute a formação do núcleo do petróleo, que reunirá militantes que atuam na Petrobrás.

O novo núcleo será ligado à fração químico-energética nacional do PCdoB, uma estrutura “guarda-chuva” composta, ainda, pelo núcleo químico, pelo núcleo dos papeleiros, pelo dos vidreiros e o dos borracheiros. “Um dos grandes objetivos dessas novas instâncias é moldar a estrutura organizacional partidária de uma forma regular, sistêmica e estável”, defende o coordenador da fração químico-energética, Divanilton Pereira.

Divanilton Pereira coordena o esforço de aprimorar a organização partidária para o debate da questão energética.

Opinião partidária

O papel do núcleo do petróleo será debater em âmbito partidário as questões que envolvem as disputas em torno do setor. Para tal, gestores da Petrobrás e petroleiros se reunirão em um mesmo espaço. A nova estrutura não representa nenhuma ameaça de extinção da virtuosa fração dos petroleiros, que tem ação concentrada no movimento sindical, com atuação na Federação Única dos Petroleirtos (FUP). Trata-se, o núcleo, de uma nova instância, que deve se articular com as que já existem.

Segundo Divanilton, o núcleo servirá para fortalecer o debate político-partidário entre os diversos militantes que exercem diferentes funções na estrutura da estatal. O objetivo final, explica o dirigente, é aumentar a influência do PCdoB no setor e organizar o partido.

Nunca antes na história do país

Divanilton demonstra orgulho ao expressar que o PCdoB foi “o primeiro partido que produziu uma elaboração sobre a questão energética brasileira”. Ele explica que esta elaboração foi construída a partir do debate de alguns dirigentes do partido e especialistas. “A Comissão Política Nacional do PCdoB realizou uma reunião exclusiva para discutir isso e o Comitê Central mergulhou no tema e produziu uma elaboração sobre a questão energética brasileira”, conta o coordenador da fração.

Cerca de 20 pessoas no total participaram do debate para a formação do núcleo do petróleo.

Ele explica que há ainda opiniões diferentes sobre algumas questões relacionadas ao novo marco regulatório para o petróleo, questão apresentada a partir da descoberta do petróleo na camada pré-sal. Entretanto, para ele essas diferenças de opinião fazem parte do processo de construção das opiniões unitárias e maduras do PCdoB.

O ano do crescimento

O mais importante para o dirigente, entretanto, é ressaltar que 2011 será “o ano do crescimento e da organicidade estável” para os comunistas que atuam no sistema Petrobrás. “Elegemos o ano de 2011 como o ano para o crescimento e para a vida orgânica partidária”, conclui Divanilton.

De São Paulo, Luana Bonone

Nenhum comentário:

Postar um comentário