SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 16 de março de 2011

CTB reitera autonomia durante 8ª Reunião da Executiva Nacional

Nesta segunda-feira (14), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), iniciou sua 8ª Reunião da Direção Executiva Nacional. O encontro, realizado em São Paulo, reúne dirigentes cetebistas de vários estados da federação, discutirá até à tarde desta terça-feira (15) os rumos da luta classista no país e os planos de ação da CTB para os próximos meses.

Neste primeiro dia do encontro, os dirigentes tiveram como pauta a discussão sobre a elaboração de um projeto cultural da central, a atuação classista em relação à reforma política, além de fazer um balanço do atual cenário político nacional e votar o conjunto de deliberações da Executiva Nacional.

O presidente Wagner Gomes iniciou os trabalhos relatando a primeira reunião das centrais com a presidenta Dilma Rousseff e enfatizando que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil apoia a continuidade do projeto popular que trouxe avanços para os trabalhadores nos últimos oito anos, mas mantém sua posição de autonomia e independência frente ao governo. “Esta é a primeira reunião da executiva que realizamos após a vitória de Dilma e, apesar do apoio que foi dado pela central durante a campanha, reitero a autonomia da CTB em relação ao governo da presidenta Dilma”.

Contudo, numa avaliação geral, os dirigentes cetebistas analisaram como positiva esta primeira reunião com a presidenta, uma vez que Dilma afirmou que o governo manterá aberto o canal de diálogo com as centrais e mesmo com a vitória governista em relação ao valor do Salário Mínimo deste ano em R$545,00 houve uma grande vitória da população em relação a seu reajuste que, até 2015, permanecerá nos moldes do acordo firmado entre o então governo Lula e as centrais sindicais, em que o reajuste para o mínimo será anualmente calculado pela inflação do ano anterior somada a variação do PIB de dois anos antes.

Wagner Gomes também informou que Dilma convidou as centrais sindicais para participarem de um jantar com o presidente norte americano Barack Obama. A Direção Executiva se posicionou contrária a participação da CTB neste jantar de “boas vindas”, uma vez que a luta classista vai contra o imperialismo americano.

Visita uruguaia

Durante a reunião, os dirigentes da CTB receberam a visita de Fernando Pereira e Juan Castillo, ambos do Plenário Intersindical de Trabalhadores e Convenção Nacional dos Trabalhadores (PIT-CNT), do Uruguai.

Juan enfatizou a luta da organização pela unidade sindical uruguaia e ressaltou a importância do trabalho da CTB que busca a unidade também entre o movimento sindical brasileiro e lembrou que essa ação é importante para a luta da classe trabalhadora na América latina.
Reforma política
O secretario de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, Joilson Cardoso, abordou a questão da reforma política como tema fundamental de luta para a Central em 2011, pois a pauta é importante para o crescimento do país.”A CTB precisa de uma estratégia de dialogo com a sociedade, pois é a política que avança ou retrai a democracia de um país”.

No encontro a plenária aprovou as deliberações da executiva nacional da CTB, a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário