SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Três mortos e 39 feridos na repressão contra protesto na Albânia - Portal Vermelho

Três mortos e 39 feridos na repressão contra protesto na Albânia - Portal Vermelho

Protesto do povo albanês reclama antecipação das eleições e é reprimido com truculência pela polícia do governo direitista.

Três pessoas morreram baleadas nesta sexta-feira (21) e 39 ficaram feridas na capital albanesa, Tirana, durante protesto da oposição, marcado por confrontos violentos entre manifestantes e forças da ordem, informou à AFP o chefe do setor de emergência do hospital militar da cidade, Sami Koceku.

O hospital militar de Tirana tinha falado antes de dois mortos, retificando o número em seguida, e acrescentando que há também 17 polícias e militares feridos, entre os quais três em estado grave. Vinte e dois civis também estão feridos.

Revolta

Centenas de policiais estavam acantonados diante da sede do governo quando a multidão chegou para protestar. Os manifestantes, enfurecidos pela gestão de Berisha e inúmeros escândalos de corrupção, exigem a demissão do primeiro-ministro e eleições antecipadas.

Acatando ordens do governo, a polícia respondeu ao protesto com invulgar truculência, jogando potentes jatos de água e gás lacrimogêneo. Os manifestantes atiraram pedras e pelo menos um agente da polícia teria sofrido ferimentos na cabeça, segundo constatou a EFE. Do lado em que estava o povo três pessoas tombaram, assassinadas a tiro.

Crise política

A Albânia vive uma profunda crise política, marcada pelo enfrentamento entre a coalizão conservadora de Berisha e o Partido Social-Democrata, que acusa o primeiro-ministro de corrupção. A restauração do capitalismo no país tem sido acompanhada de instabilidade e crises recorrentes.

As mais recentes tensões surgiram após a demissão do vice-primeiro-ministro, Ilir Meta, na semana passada, que foi obrigado a abandonar o cargo após a transmissão de um vídeo gravado com uma câmera escondida no qual tenta manipular uma licitação pública.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário