SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Curso Nacional de Formação CTB-CES - Portal Vermelho

Curso Nacional de Formação CTB-CES - Portal Vermelho

Curso Nacional de Formação CTB-CES

Augusto César Petta *

Todos os que trabalham com formação política e sindical sabem que não é nada fácil conseguir reunir sindicalistas de 21 Estados brasileiros. As dificuldades de ordem financeira, as distâncias enormes de um país de dimensões continentais dificultam o deslocamento.

Mas, em função de um trabalho bem articulado da Secretaria de Formação e Cultura da CTB dirigida pela Professora Celina Áreas, do Centro de Estudos Sindicais-CES dirigido por Gilda Almeida, e das CTBs estaduais, foi possível realizar o III Curso Nacional de Formação de Formadores e Formadoras, em Guarulhos, no período de 16 a 21 de janeiro , contando com a presença de 55 sindicalistas de 21 estados.

Sãoeles:AC,PA,RR,AP,AM,MA,RN,PB,PE,AL,SE,BA,MT,GO,MG,ES,SP,RJ,PR,SC e RS.

Inicialmente, os participantes do curso assistiram, no SESC Belenzinho, a peça teatral Ópera dos Vivos, da Companhia do Latão, e que tem como diretor o Professor da USP Sergio de Carvalho e como uma das atrizes Ana Petta, minha filha. A peça trata de assuntos importantíssimos para a formação política e sindical: Ligas Camponesas, Golpe Militar de 64, relações de trabalho, música popular , televisão.
Coube ao Professor José Carlos Sabóia, ex-deputado federal constituinte(nota 10 do DIAP) desenvolver o tema Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical, ao historiador Augusto César Buonicore, Secretário Geral da Fundação Maurício Grabois, abordar os conceitos de Estado, Partido e Sindicato, a João Batista Lemos, diretor –adjunto de Relações Internacionais da CTB apresentar e debater o tema Sindicalismo Latino-Americano.

Seguiram-se apresentações dos temas relativos à Mulher Trabalhadora abordado por Liege Rocha, do Comitê de Direção da Federação Democrática Internacional da Mulher; à Juventude apresentado por Paulo Vinicius Santos da Silva, Secretário Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB; ao Funcionalismo Público por Fátima dos Reis, Secretária Nacional de Serviços Públicos e Trabalhadores Públicos e à Questão Agrária abordado por Leomar Fernando, assessor da FETAG-RS.

Após a apresentação de todos estes temas, os 55 participantes foram divididos em grupos, e sob a orientação da Professora e Psicóloga Liliana Aparecida de Lima prepararam aulas sobre os respectivos temas e as apresentaram, de forma muito criativa, a todos os participantes do curso. Utilizaram músicas, vídeos,encenações teatrais, aulas expositivas com questões a serem debatidas. Essa orientação pedagógica e o conteúdo desenvolvido são essenciais num curso de formação de formadores e formadoras.

Uma tarde de lazer e uma festa de confraternização contribuíram para que os participantes tivessem um entrosamento maior. A avaliação dos participantes é muito positiva, entendendo que o curso atingiu plenamente seus objetivos. No último dia do curso, foi realizada uma reunião que tratou a respeito dos próximos passos a serem dados nesse processo de formação. Vários participantes dispuseram-se a colaborar na condição de formadores em seus respectivos Estados. Foi elogiado o trabalho da equipe organizadora do curso composta por Silvio de Ameida Silva, Cristiane Batista de Oliveira, Márcia Viotto, André Lemos, Celina Áreas e Augusto César Petta.

Trata-se agora de continuar o processo de formação estabelecido no convênio CTB-CES, com a maior intensidade possível, realizando o curso básico de primeira e segunda etapas e a aplicação do Planejamento Estratégico Situacional, nas CTBs Estaduais.
* Professor, sociólogo, Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais (CES), membro da Comissão Sindical Nacional do PCdoB, ex- Presidente do SINPRO-Campinas e região, ex-Presidente da CONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário