SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marcha do II Festival da Juventude Rural toma a Esplanada dos Ministérios


PDF Imprimir E-mail
29/07/2010
AddThis Social Bookmark Button

A Esplanada dos Ministérios foi tomada na manhã desta quarta, 28 de julho por mais de 4000 participantes do II Festival Nacional da Juventude Rural da Contag. A concentração da manifestação começou às 08 horas da manhã em frente à Catedral de Brasília e seguiu percorrendo os principais Ministérios relacionados à pauta de reivindicações da juventude da Contag, expressas na Carta do Festival apresentada na Abertura do evento.

A juventude rural amplia seu protagonismo ao marcar presença entre as manifestações massivas promovidas pela Contag, em Brasília, como a Marcha das Margaridas e o Grito da Terra. Chamou a atenção a organização da manifestação, organizada em três filas, parando em frente aos Ministérios da Agricultura, do Trabalho e da Educação. Em cada um deles, as lideranças camponesas expuseram as reivindicações da juventude rural, dentre as quais:

- a ampliação do direito de acesso da juventude à terra e às políticas de reforma agrária;
- a aprovação da PEC que estabelece o limite máximo da propriedade da terra em 35 módulos fiscais;
- o cadastramento para fins de reforma agrária pelo INCRA de jovens solteiros (as);
- políticas públicas diferenciadas para os (as) jovens assentados(as) a fim de lhes assegurar o direito de permanecerem no campo, sobretudo uma Política Nacional de Educação para o Campo, ampliação do acesso ao PROUNI, à Licenciatura em Educação do Campo e às escolas técnicas e agrotécnicas;
- a aprovação do PL que termina com as restrições à venda de terra fruto de herança entre irmãos, adquiridas por meio do crédito fundiário, que levam à venda a terceiros e dificultam a sucessão rural;
- a aprovação do Plano Nacional da Juventude.

CTB amplia seu diálogo com a juventude rural

Graças ao apoio da CTB do Distrito Federal e de Goiás, asseguraram-se boas condições para o funcionamento do espaço da central classista no festival. E com a presença própria entre a juventude rural, a CTB tem uma boa participação nesta segunda edição do Evento.

A extensa rede de Sindicatos de Trabalhadores Rurais cetebistas em Fetags, como a de Minas Gerais (maior bancada do Festival e liderada por Maria Souza, do coletivo nacional de juventude da CTB), da Bahia, de Sergipe, a Fetag-RS, entre outras, se reflete na grande visitação ao stand da entidade, que lançou um boletim específico para todos os participantes. O resultado desse trabalho foi impactante, pois na marcha foi visível a grande quantidade de bandeiras da CTB a tremular pela Esplanada durante todo o ato.

A expectativa da Secretaria e do Coletivo Nacional da Juventude Trabalhadora é fortalecer a rede de contatos entre as jovens lideranças camponesas por todo o Brasil, ampliando a organização da juventude da CTB entre juventude rural.

Por: Paulo Vinícius - secretário nacional da juventude da CTB

2 comentários:

  1. Realmente o II Festival da Juventude Rural foi maravilhoso, e esperamos que sejam atendidas as reivindicações que foram feitas...
    Deixou saudades...

    Juliana - Urandi-Bahia
    Participante do II Festival.

    ResponderExcluir
  2. Estive neste Festival e foi bom de mais! Muito gratificante o aprendizado adquirido e as novas amizades conquistadas!
    Sou secretário de jovens no STR de meu municipio e espero participar de outros encontros do tipo!

    Até breve,

    Tiago Soares-BA

    ResponderExcluir