SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 15 de junho de 2010

JUVENTUDE E CLASSISMO: DA BAHIA PARA O BRASIL

Paulo Vinícius

Regresso a Salvador para uma agenda intensa vinculada aos jovens trabalhadores. Estarei no
I Encontro da Juventude Trabalhadora da CTB da Bahia, a 16 de junho, a convite do camarada e amigo Adilson Araújo, nosso presidente, que preparou com determinação e esmero uma atividade que vai dar grande contribuição à luta classista. Afinal, a CTB, a terceira central sindical brasileira, tem na Bahia uma de suas principais referência, sendo a maior central desse Estado de formidáveis tradições de lutas. A estruturação desse trabalho juvenil de fato representará muito para o sindicalismo classista.




Mas Salvador também será palco do XV Congresso da União da Juventude Socialista, a UJS. Será meu primeiro congresso saído, inaugurando o painel dos "tios", os veteranos da UJS, ainda que me caiba essa "peinha" de juventude que é a de organizar os jovens trabalhadores, entendidos assim aqueles até 35 anos de idade identificados com a juventude. E estar nessa tarefa mais tem a ver com a compreensão de sua importância que com qualquer apego ao tema, De fato acredito que minha contribuição essencial nesta quadra é ajudar a preparar a passagem de largos contingentes juvenis para o sindicalismo classista, fechando com chave de ouro esse ciclo. Nesse sentido, comporei uma mesa entitulada Mundo do trabalho e juventude, uma descoberta, a 17 de junho, tendo como colegas expositores, Nilton Vasconcelos - Secretário Estadual do Trabalho e Renda da Bahia, Danilo Moreira – Presidente do Conselho Nacional de Juventude e meu colega de UNE e Luiz Paulo Oliveira – Professor da Universidade Federal do Recôncavo. Além de outras atividades no Congresso, ligadas à juventude trabalhadora, haverá também o Sétimo Congresso da FETAG-BA, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Bahia, que inicia também no dia 17 de junho, debatendo a política e elegendo a direção de uma das mais importantes organizações da luta camponesa no Brasil.

Cabe mencionar a grata surpresa havida com a leitura da Tese do XV Congresso Nacional da UJS,
cujo lema é Pra ser Muito mais Brasil. Nem terminei, mas a leitura me levou incontinenti a realizar esta postagem. Texto limpo, idéias claras, disposição para enfrentar com a juventude essa singular quadra histórica vivida pelo nosso país. Segundo o texto:
"Ao chegar aos 25 anos, a UJS reafirma seu caráter juvenil, patriótico e socialista.
Juvenil, por entender que não é possível realizar transformações profundas na sociedade sem envolver essa parcela significativa de brasileiros. Patriótico, porque compreende que o imperialismo manifesta sua face mais cruel no processo de desmonte dos Estados nacionais e combate aauto-determinação dos povos. Socialista, por afirmar que apenas com o fim da sociedade dividida entre explorados e exploradores resolveremos as contradições profundas no seio do nosso povo. (...) Por toda essa história, por nos
caracterizarmos como uma “Escola de Socialismo”, lutamos para ser a principal força de mobilização da juventude brasileira na busca pela nova sociedade. É essa a vocação e razão de ser da UJS: lutar pela construção do Brasil socialista!"

Ademais, a UJS avança na compreensão dos dilemas vividos pelo Brasil nesse momento de transição, reafirmando as convicções no seu papel militante e na unidade da juventude como protagonista da mudança para um Novo Projeto nacional de Desenvolvimento. São claros sinais de um maior entendimento do desenvolvimento nacional e uma visão mais abrangente da participação da juventude, através da escola e do trabalho, nesse processo.

Oxalá a renovação de suas fileiras, de seu ânimo militante e de suas bandeiras, lastreados na convicção de seus princípios tão vivos ajudem o Brasil a vencer a batalha de 2010, inclusive nos Estados, fazendo avançar a força da juventude brasileira. E é bom, ainda que por uns dias, estar no meio desse furacão outra vez, sabendo que cresce a consciência dessa moçada de que, seja na escola, na faculdade, no trabalho, militância é pra vida inteira.

Leia também:

Juventude da CTB-BA promove encontro visando o fortalecimento da luta no Estado - Portal CTB

Tese do 15º Congresso Nacional da UJS - Pra Ser Muito Mais Brasil - www.ujs.org.br

Sangue novo e experiência marcam o futuro da FETAG-BA - Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário