SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sábado, 26 de dezembro de 2009

CTB amplia participação no CONJUVE

Adroaldo Negreiros e Paulo Vinicius

24/12/2009 www.ctb.org.br

No dia 15 de dezembro, a Secretária Nacional da Juventude do governo federal realizou a assembléia para renovar a participação da sociedade civil no Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE). A CTB esteve representada neste ato por Adroaldo Negreiros, membro do Coletivo da juventude e dirigente da CTB-SP.

O CONJUVE é um fórum de discussão importante que debate as políticas públicas de juventude no país. Nele, a representação da sociedade civil é distribuída em 40 cadeiras, ligadas a movimentos, associações ou organizações de atuação nacional e local, além de fóruns e redes da juventude e entidades de apoio às políticas públicas de juventude. Na categoria de movimentos nacionais estão reservadas três vagas e seus respectivos suplentes para os trabalhadores urbanos. Para preencher estas cadeiras se inscreveram 5 centrais: UGT, Força Sindical, CGTB, CUT e CTB.

O conselho é espaço representativo da juventude brasileira, e o nosso papel é qualificar a participação nesse debate e lutar para que as forças vivas da juventude brasileira se unam para impulsionar e consolidar as políticas públicas de juventude que surgiram no Governo Lula. A realização da I Conferência Nacional da Juventude realizada este ano demonstrou cabalmente a vontade de participação da juventude brasileira. Mas há que reconhecer que as duas experiências são ainda iniciais e cabe aos movimentos sociais apostar neste espaço privilegiado de intervenção política da juventude brasileira na luta para aprofundar a mudança.

Ainda assim, avulta a necessidade de fortalecer a unidade e a representatividade do movimento sindical juvenil, haja vista que sua relevância para a vida nacional ainda carece de legitimidade para que, simplesmente, estejam representadas como titulares todas as centrais sindicais no conselho. Também deveriam estar mais representados os estudantes e suas entidades unitárias nacionais, diga-se de passagem.

Com essa compreensão, a CTB aposta no fortalecimento do Conselho e na participação como melhor maneira de contribuir com esse objetivo. Por isso defendeu desde o início a união das centrais sindicais na distribuição dos assentos do Conselho e em ações conjuntas, equivalente ao que tem sido feito no Fórum das Centrais e na realização da exitosa 6ª marcha da Classe Trabalhadora.

O resultado da reunião entre as centrais definiu que CTB, CUT, UGT, Força e CGTB atuarão como titulares e suplentes dentro do conselho no mandato de 2 anos, garantindo a participação de todas de maneira efetiva nas discussões do CONJUVE.

A CTB, fundada há apenas dois anos, participará pela primeira vez plenamente desse espaço. A ela caberá ocupar a titularidade durante o ano de 2011, mas desde já estará empenhada em contribuir ativamente durante todo o período do Conselho. A CTB dividirá com a UGT, titular em 2010, e já deram uma importante contribuição ao conselho neste mandato. Com eles construiremos um debate permanente e temos muita esperança no êxito de nossa atuação conjunta. E assim, a CTB fecha 2009 com melhores condições para lutar por políticas públicas para todos os a classe trabalhadora, inseparável da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário