SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

BANCÁRIOS EXIGEM DEMOCRACIA!

POSIÇÃO DO NÚCLEO SINDICAL BANCÁRIO DA CTB-DF

A função do sindicato é representar-nos na defesa de nossos direitos e não há direito mais caro que a democracia, através do qual conquistamos os demais. Sem a nossa aprovação, que é o sindicato, quais interesses defende?

Estas perguntas se devem a recentes ações da diretoria do sindicato durante a campanha salarial de 2009. Como uma "assembleia" realizada no subsolo da sede com pouco mais de 50 pessoas para aprovar uma pauta só com a cúpula do movimento. Apenas deste modo passaram pontos como pedir apenas 10% de aumento, uma PLR que acirra a política de metas e abrirem mão de pedir a reposição das perdas nos bancos públicos, superiores a 60%.

Bahia, Bauru, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe criticaram e se opuseram a estes pontos. Aqui, impediu-se o debate público e impôs-se uma pauta rebaixada. Por isso, obedecendo ao Artigo 62º do nosso Estatuto, mais de 300 bancários convocaram uma assembleia no seu legítimo lugar, a praça do Cebolão, a 06/08, para que o Sindicato desse satisfações à categoria. A direção ignorou a base e descumpriu o Estatuto, decisão que terá conseqüências. Os bancários saberão julgar a campanha salarial e o papel de sua direção.

O casuísmo de uma reforma “estatutária” e eleitoral de emergência!

Talvez por terem essa consciência, preparem graves manobras antidemocráticas no sindicato dos bancários de Brasília. Convocaram outra “assembleia”, a 03/09 às 19h00 no sindicato, na 5a.feira. Propõem mudar os estatutos em plena campanha salarial e a menos de nove meses da eleição do sindicato.

Não divulgam no boletim nem debatem com a categoria. Não dizem o que querem mudar. E ainda prometem “implementar um novo processo eleitoral mais democrático”. Como confiar na vocação democrática de quem age assim? Há por parte da diretoria cessante um evidente interesse em dificultar o debate, de afastar a categoria das decisões fundamentais. Que temor da participação democrática da categoria é esse, e por que? Você é chamado(a) a se posicionar.

Enfrentamos todos os dias a exploração nos bancos. Por isso fundamos o sindicato, que é de todos nós. Mas o poder é da categoria, vem do nosso trabalho. E o sindicato só será democrático e poderá nos representar verdadeiramente se fizermos a nossa parte, se você ousar se levantar, repelindo manipulações como essas. Se há quem conte com sua ausência, nós contamos com a sua consciência democrática e cidadã. Faça a sua parte!

TODOS(AS) à sede do sindicato dia 3/9, às 19h00!

Mudança de estatuto sem debate e democracia é golpe!

Por democracia no sindicato dos bancários de Brasília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário