SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Al-Jazira afirma que al-Zaidi é comunista

16 DE DEZEMBRO DE 2008 - 17h47

Al-Jazira afirma que al-Zaidi é comunista



Preso há dois dias, depois de arremessar seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush — que esquivou-se e não sofreu o impacto de nenhum dos dois sapatos —, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi transformou-se em uma vívida polêmica na Internet, no Iraque e no resto do mundo.

Por Humberto Alencar



Retrato de al-Zaidi, em sua casa

Bush esteve no último fim de semana no Iraque, em uma visita "supresa" que pretendia acertar os últimos detalhes de um acordo com o governo local para a retirada das tropas de ocupação do país.


Em uma coletiva concedida domingo (14), junto com o premiê iraquiano Nouri al-Maliki, Bush foi atacado pelo jornalista, que lançou contra o presidente os seus dois sapatos, um ato considerado humilhante na cultura árabe.


Al-Zaidi foi preso em seguida, acusado de atentar contra a dignidade de um chefe de estado. Preso desde então, supostamente teria sido surrado na cadeia, tendo o braço esquerdo partido pela ação policial.


Apoiado por parte da população do país, que foi às ruas pedir pela sua libertação na última segunda-feira (15), o jornalista teve sua vida dissecada pela mídia ao redor do mundo.


A rede de televisão catariana al-Jazira informou nesta terça-feira (16) que al-Zaidi nasceu na cidade de Amarah, no sul do país e é um solteirão convicto aos 29 anos de idade.


Se recusa terminantemente a aceitar a ocupação do seu país pelos americanos, comportamento que a rede catariana atribui a sua filiação a partidos de esquerda do país.


Segundo ela, al-Zaidi pertencera ao Partido dos Trabalhadores Comunistas do Iraque, que se fundiu há dois anos com o Partido Comunista do Iraque.


A emissora diz também que ele foi um ativo membro da União dos Estudantes iraquianos, "que é uma das janelas do Partido Comunista".


Graduado pela Faculdade de Informações de Bagdá, al-Zaidi trabalhou pela primeira vez em um canal da americana CBS, no qual realizou seus primeiros trabalhos jornalísticos.


A al-Jazira diz também que al-Zaidi foi sequestrado por um grupo desconhecido, em meados de novembro de 2007 e libertado "após três semanas, em condições que não foram divulgadas".


As informações foram divulgadas no site em língua árabe da emissora catariana.


Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário